quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Curiosidade: O paladar dos pinguins
Unknown17:21 0 comentários


        É uma boa para os pinguins não precisar se preocupar em perder tempo mastigando o peixe cru. De acordo com uma nova pesquisa, eles perderam a percepção de três dos cinco sabores que a maioria de nós vertebrados sentimos, ficando apenas com salgado e azedo.
        Curiosamente, parece que essas perdas ocorreram mais de 20 milhões de anos atrás. Embora os pesquisadores não tenham certeza de por que isso aconteceu, supõe-se que poderia ser devido ao fato de que os receptores envolvidos em identificar esses outros sabores não funcionam nas condições gélidas que estas aves aquáticas estão expostas no ambiente em que vivem.
        Os gostos são sensações exercidas por substâncias químicas detectadas por células do nosso paladar, os chamados receptores gustativos. Nós descrevemos qualidades gustativas usando os cinco sabores básicos: doce, amargo, azedo, salgado e umami, que é o forte sabor da carne, recentemente introduzido a classificação de sabores.
        O sabor é realmente crucial para a sobrevivência da maioria dos animais. Por exemplo, o amargo ajuda a evitar a ingestão de substâncias venenosas ou tóxicas. Mas nem todos os animais possuem a percepção destes cinco sabores, quase todas as aves conhecidas, por exemplo, estão perdendo a capacidade de discernir o sabor doce, com exceção do beija-flor, que converteu o seu receptor umami em um que pode captar o doce do néctar.
        Mas não é apenas o doce que parece faltar para algumas aves. Uma análise de DNA revelou que pinguins-de-adélia e imperador pareciam não perceber outros sabores também. Isso despertou o interesse de pesquisadores da Universidade de Michigan, que decidiu pesquisar ainda mais.
        Para seu estudo, que foi publicado na revista Current Biology, a equipe analisou os genes presentes nestas duas espécies de pinguins, em outras três espécies de pinguins e 22 aves não-pinguim. Os pesquisadores descobriram que em todos os pinguins analisados ​​faltava genes funcionais para os receptores gustativos que captam doce, umami e amargo. Isso era particularmente estranho para um carnívoro, uma vez que a carne tem um forte sabor umami. Por outro lado, em todas as aves não-pinguim continha genes funcionais para umami e amargo, mas não doce, o que era esperado.
        Então, por que isso aconteceu? Pode ser que esses sabores não eram frequentemente captados, pois, os pinguins geralmente engolem toda a sua comida, e, assim, foram gradualmente perdidos, é possível que eles mantiveram os outros dois porque azedo ajuda a rejeitar alimentos estragados e sal ajuda a controlar a ingestão deste mineral. Pode ter algo a ver também com o fato de que a proteína, TRPM5, necessária para a percepção dos três sabores perdidos não funciona bem em temperaturas mais baixas. Uma vez que o uso destes genes basicamente parou, é provável que eles sofreram mutações ao longo do tempo e perderam a sua função. E com a evolução, se você não usa, você pode perder.

Fonte: IFLSCIENCE

0 comentários

Postar um comentário